Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ENTREVISTA: PARTILHANDO O DIACONATO

Como está sendo a experiência do novo Diácono na Paróquia?

As primeiras experiências como Diácono na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Valéria e Palestina estão sendo muito ricas. Estou realizando Celebrações da Palavra, proferindo bênçãos, administrando o sacramento do Batismo, dentre outras atividades. É uma sensação fantástica, nossa vida muda completamente, tenho que me acostumar com as pessoas atribuindo-me o título de “senhor”, pedindo para abençoar água, objetos, pedindo orações particulares, etc. De modo especial, um momento muito forte para mim foi a realização do primeiro batizado, a cena está muito viva em minha mente: quando desci do carro, cheguei à parta da igreja e vi lindas crianças vestidas de branco, esperando para serem batizadas por minhas mãos, fiquei muito emocionado, mas consegui controlar a emoção e realizar o batismo. Estou “curtindo” muito tudo isso! Rsrs...

Sabemos que o Diaconato foi instituído por uma necessidade particular da Igreja primitiva, como podemos ver (At 6), hoje qual a missão do Diácono na Igreja?
Assim como no passado, o Ministério Diaconal é de singular importância para a vida da Igreja hoje, pois o cerne desse Ministério é o serviço. Dentre outras funções particulares, o Diácono exerce o múnus de: Administrar o Sacramento do Batismo; Assistir e abençoar o Matrimônio em nome da Igreja; Ministrar a exposição e a Benção do Santíssimo Sacramento; Auxiliar o sacerdote em diversas funções na Celebração Eucarística; Abençoar água, objetos, etc. Como reza o Código de Direito Canônico de nossa Igreja Católica.
Qual a diferença existente entre o Diácono permanente, o qual contrai o sacramento do Matrimônio, e vocês que serão Ordenados Sacerdotes?  São dois Sacramentos diferentes?
Bom, nós participamos de um mesmo Ministério e de um mesmo Sacramento, as faculdades, direitos e obrigações são comuns para ambas as partes. Sendo assim, o que difere o Diácono Permanente de nós Diáconos que seremos Ordenados Sacerdotes é o voto de celibato que fazemos no rito da Ordenação. Enquanto nós prometemos observar, diligentemente, o voto de celibato, tendo em vista a Ordenação Sacerdotal, o Diácono permanente não o faz pelo fato de ter contraído a aliança conjugal. No tocante às demais funções, obrigações e direitos não há diferença, pois, como já disse, participamos de um único e mesmo Ministério, embora em estados de vida diferentes.
Bom, esclarecida a diferença entre os Diáconos em estados de vida diferentes, resta saber qual a diferença entre o Padre e o Diácono?
 Então, sabemos que o Diaconato foi instituído, na Igreja primitiva, para auxiliar os Apóstolos que se dedicavam ao anúncio da Palavra, enquanto os Diáconos ocupavam-se em assistir os órfãos e as viúvas. Também, hoje, o cerne do Ministério Diaconal é o serviço, e este serviço está, intrinsecamente, relacionado com a Ceia Eucarística. Desta forma, o Ministério Diaconal, sendo o primeiro Grau do Sacramento da Ordem, existe em função deste. Sendo assim, o Diácono auxilia o Sacerdote nas Celebrações, exercendo algumas funções que lhe são outorgadas conforme prescreve o Código de Direito Canônico. Distingue-se, portanto, do primeiro Grau do Sacramento da Ordem por não poder presidir a Celebração Eucarística (ou seja, não pode consagrar a comunhão), também não pode ministrar o Sacramento da Reconciliação e nem pode administrar a Unção dos Enfermos, pois este está relacionado ao Sacramento da Confissão.
Como você convive com os desafios provenientes dessa nova missão?
Irmãos, sabemos que nossa missão é grande e que nós não somos dignos de assumir tal Ministério na Igreja, porém Deus olha para nós com amor e misericórdia e nos faz participar de sua missão. A nossa vida é marcada por muitas provações, quedas e obstáculos, contudo, nos momentos mais difíceis rezo com Santo Agostinho: “Dá-me o que me pedes, Senhor, e pedes o que quiseres”, ou seja, se Deus não nos dá a sua graça, não somos capazes de corresponder ao seu apelo em nossas vidas. Busco sempre colocar toda a minha confiança, toda a minha força n’Ele para que me ajude a ser fiel.
Por fim, qual a mensagem que você deixa para os jovens vocacionados hoje?
Bom, gostaria de terminar esta entrevista com as mesmas palavras que terminei os agradecimentos no dia da minha Ordenação Diaconal. Foram as palavras que o Santo Padre, o Papa Bento XVI, dirigiu aos jovens por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em 2011. Disse o Santo Padre: “Jovens NÃO TENHAM MEDO DE CRISTO! Ele não retira nada e dá tudo. Aquele que se dá a Ele recebe o cêntuplo. Sim, abram, abram todas as grandes portas a Cristo e encontrarão a verdadeira vida.” Que todos os jovens possam encontrar, em Cristo, o verdadeiro sentido de suas vidas, assim como eu O encontrei, esse é o desejo do meu coração. Deus abençoe a todos!

Por: Diácono Adilson Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário