Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

VOCAÇÃO – UMA REVELAÇÃO DE AMOR

Pela revelação sabemos que todos os homens e mulheres foram chamados por Deus à Santidade (Gn 1, 26; 2,27). Ele fez o homem e a mulher a sua imagem e semelhança, os abençoou e lhes entregou todas as possibilidades de realização. Somos filhos e filhas do amor de Deus e por isso, somos graça. Ao criar-nos, Deus nos proporcionou tudo aquilo que nós necessitamos para crescer. Ele nos fez assim: abertos e abertas a Ele.

O gesto grandioso de Deus ao nos criar tem por finalidade a humanização do mundo pelo amor. Deus é amor e cada homem e cada mulher é a revelação do seu amor. É chamado, portanto, à realização plena deste amor. A este CHAMADO NÓS O CHAMAMOS VOCAÇÃO.

Vocação é uma iniciativa gratuita de Deus (Gn1, 26) que impulsiona cada coração humano a dar uma resposta consciente ao plano de amor de Deus. Ele pensa em cada pessoa: Antes de formar você no ventre de sua mãe, eu o conheci; antes que você fosse dado à luz, eu o consagrei, para... (Jr 1, 4). A essência de Deus faz com que cada pessoa  queira responder à Vocação Fundamental: a ser filho (a) de Deus, a ser cristão, a ser igreja. A tomar consciência de que todos somos irmãos e fazemos parte do reino de Deus.

A vocação afeta a pessoa no mais profundo do seu íntimo: Tu me seduziste Senhor, e eu me deixei seduzir” ( Jr 20,7). É a experiência de sentir-se profundamente amado(a) por Deus e responder SIM a este amor incondicional que preenche todo o nosso ser. O único amor capaz de preencher o ser humano na sua essência é o amor de Deus.

Jovem, Deus chama a pessoa concreta, numa situação concreta e para uma finalidade. E chama a todos de maneira diferente, para missões diversas. É preciso atenção amorosa aos sinais de Deus no cotidiano: nos espaços nos quais você se encontra ou freqüenta: na família ou no trabalho, no colégio ou na faculdade, na rua ou na balada, nos grupos da igreja ou no irmão que sofre, ou ainda no silêncio da oração.

São muitas as oportunidades que temos de um encontro pessoal com Jesus, escutar o seu chamado e darmos uma resposta amorosa: tornar-nos discípulos (as) e missionários (as) de Jesus e ouvir dele mesmo: “Eu que falo contigo, eu sou o Cristo” (Jo 4, 26) e conduzindo muitos outros à experiência do encontro sedutor e apaixonante com Ele (Jo 4,42).

E você, já pensou sobre a sua verdadeira Vocação? Que tal buscar e ocupar o seu lugar na Igreja e no mundo? Jesus Cristo está esperando sua resposta.

Irmã Graças Fonseca
Congregação das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário