Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A BELEZA DA VOCAÇÃO SACERDOTAL

As “vocações específicas”, sobre as quais refletimos ao longo de todo o mês vocacional, são caminhos específicos através dos quais o cristão vivencia a sua vocação fundamental à santidade. No primeiro domingo deste mês, nos voltamos para a vocação específica do Sacerdócio a fim de redescobrirmos a sua beleza e profundidade.

Ao lançarmos o nosso olhar sobre páginas do Novo Testamento, veremos que já no início da sua vida pública, Jesus chamou os discípulos para que permanecessem com Ele e, posteriormente fossem enviados para pregar o Evangelho (Mc 3,14), curar os doentes e expulsar os demônios (Mt 10,1). No fim de sua vida, na última ceia, Jesus institui o sacramento da Eucaristia e do Sacerdócio. Esta missão de Cristo, confiada aos apóstolos, é perpetuada ao longo da história e vivida ainda hoje, graças ao sacramento da Ordem.

A vocação do Sacerdote é a de ser continuador da missão de Cristo que foi confiada por Ele mesmo aos apóstolos (CATECISMO, 1536). “Qual é esta missão?”: poderíamos nos perguntar. O Sacerdote é aquele que faz às vezes de Cristo, ou seja, é aquele que o representa e que age em seu nome. Esta presença especial de Cristo na pessoa do sacerdote torna-se visível através do exercício de sua tríplice função de ensinar, santificar e governar.

O jovem que sente no seu coração o chamado para consagrar-se a Cristo como padre deve passar por uma longa preparação que começa com o ingresso no Seminário, local e tempo onde e durante o qual são formados os futuros sacerdotes. É no Seminário, através da formação e da força do Espírito Santo, que o jovem vai adquirindo as virtudes necessárias ao sacerdote e, após o período de sua formação inicial, é consagrado através do sacramento da ordem, como padre.

Por fim, se quisermos compreender ainda mais a identidade do sacerdócio torna-se lapidar o conceito de Alter Christus (outro Cristo). O Sacerdote é outro Cristo: é um cristão entre os demais cristãos, mas é, ao mesmo tempo, o anunciador por excelência do Evangelho, é aquele que guia a comunidade dos fiéis e aquele que, em nome de Jesus, preside a Eucaristia e os demais sacramentos.

Pe. Elton Santana dos Santos
Coordenador da Pastoral Vocacional Arquidiocesana.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário